domingo, 31 de outubro de 2010

Chegou o outono!



Os leitores da Biblioteca dos Livros Mágicos, depois de ouvirem a história Outono  da Editora Caminho, relembraram todas as novidades que o outono traz todos os anos.
" No outono, caem as folhas".
"No outono, aprendemos as letras"
"No outono, as árvores ficam mais coloridas"




sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Semana dos Animais


A bicharada chegou à biblioteca. Todas as turmas ouviram a comovente história Eu Lembro-me de Jeniffer Moore- Mallinos e en seguida apresentaram os seus familiares de 4 patas;)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Minha Primeira República




Na semana do Centenário da República, ouvimos e lemos o livro A Minha Primeira República do escritor José Jorge Letria que conta a história dum menino chamado Francisco que via o seu pai participar na Revolução. Com este livro pudemos imaginar que estavamos no dia 5 de Outubro de 1910 a viver a revolução que gerou a Implantação da República juntamente com o Francisco.

Sabias que...












... a actual bandeira do nosso país, nasceu também com a Implantação da República. Mudado o regime, mudou-se também a bandeira que representava o nosso país.



Como podes ver na imagem, a bandeira que representava Portugal antes de 5 de Outubro de 1910 (época da Monarquia) era diferente, principalmente nas cores. O azul e branco da bandeira da Monarquia deu lugar ao verde e vermelho que simboliza a esperança na mudança de regime. Como era de se esperar, os republicanos também retiraram a coroa da bandeira, pois era um símbolo da Monarquia. Os outros símbolos mantiveram-se e acrescentou-se ainda a esfera armilar (a amarelo) que representa a época gloriosa dos descobrimentos.
... o Hino Nacional que se intitula "A Portuguesa" nasceu em 1890, mas foi adoptado como Hino Nacional só em 1910. A música é de Alfredo Keil e a letra de Henrique Lopes de Mendonça´.
... temos duas ruas muito importantes na nossa cidade do Funchal que se chamam Rua 5 de Outubro e Rua 31 de Janeiro. São duas ruas paralelas muito grandes que nos tempos da Monarquia se chamavam Rua do Príncipe e Rua da Princesa. Como é óbvio, os republicanos não simpatizavam muito com estes nomes porque associavam à monarquia, por isso alteraram o nome, mas ainda existe um beco chamado beco do Príncipe.
... que o primeiro Presidente da República foi Manuel Arriaga que dá o nome a uma das avenidas principais da nossa cidade, a Avenida Arriaga.
...que podes aprender muito mais sobre a nossa República Portuguesa na tua Biblioteca dos Livros Mágicos

Centenário da República

Quando os reis deram lugar aos presidentes...

A 5 de Outubro de 2010, nosso país celebrou o centésimo aniversário da Implantação da República. Os leitores da Biblioteca dos Livros Mágicos pesquisaram e aprenderam as razões pelas quais os nossos antepassados lutaram pela mudança do regime monárquico (país governado por um rei) para um regime republicano (país governado por um presidente eleito pelo povo). Aprenderam também sobre a importância de todos nós defendermos os nossos direitos, sobre a importância de podermos escolher por quem queremos ser governados, de lutarmos pela justiça .

Nas suas pesquisas, os nossos leitores conheceram os últimos dois reis de Portugal: Rei D. Carlos I e Rei D. Manuel II que eram pessoas simpáticas e muito queridas pelo povo, mas que não conseguiam satisfazer as exigências do país numa altura de muita crise. A vida luxuosa dos reis revoltava o povo que passava fome e foi esta uma das principais razões da revolução de 5 de Outubro de 1910.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Foram-se os reis, vieram os presidentes


Depois de ouvir a leitura do livro de José Jorge Letria, A Minha Primeira República, os alunos de 1º ano fizeram uma ilustração da passagem do tempo dos reis para o tempo dos presidentes.

Regresso às aulas

Voltaram as aulas, o quentinho da biblioteca, as histórias, os livros e as descobertas. Bem-vindos ao ano lectivo 2010-2011, leitores da Biblioteca dos Livros Mágicos.