sexta-feira, 1 de maio de 2009

Hino às nossas mães!

A MÃE


A mãe
é uma árvore
e eu uma flor.


A mãe
tem olhos altos como estrelas.
Os seus cabelos brilham
como o sol.


A mãe
faz coisas mágicas:
transforma farinha e ovos
em bolos,
linhas em camisolas,
trabalho em dinheiro.


A mãe
tem mais força que o vento:
carrega sacos e sacos
do supermercado
e ainda me carrega a mim.


A mãe
quando canta
tem um pássaro na garganta.


A mãe
conhece o bem e o mal.
Diz que é bem partir pinhões
e partir copos é mal.
Eu acho tudo igual.


A mãe
sabe para onde vão
todos os autocarros,
descobre as histórias que contam
as letras dos livros.

A mãe
tem na barriga um ninho.
É lá que guarda
o meu irmãozinho.


A mãe
podia ser só minha.
Mas tenho de a emprestar
a tanta gente...


A mãe
à noite descasca batatas.
Eu desenho caras nelas
e a cara mais linda
é da minha mãe.

"A Mãe", Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade

Olá a todos!
Escolhi este primeiro poema para o nosso blogue por resumir tudo o que se passou na nossa Biblioteca dos Livros Mágicos entre os dias 27, 28, 29 e 30.
A actividade Conto Contigo, Mãe! transformou a nossa biblioteca num belo jardim (de árvores e flores), e, nesse jardim, cintilaram olhos "estrelas" levados pela força das palavras partilhadas. Deixaram por cá, as mães, coisas mágicas, até aquela tal "farinha e ovos" transformados em bolos, e bem saborosos!
Algumas mães estiveram ausentes...na sua luta diária de transformar" trabalho em dinheiro", mas estou certa de que os seus corações estavam na Biblioteca dos Livros Mágicos e de que os seus ouvidos lá de longe ouviam os ecos das belas poesias que, ao longo destes dias, encantaram crianças e adultos.
Outras mães " mais fortes do que o vento", carregando no coração o desejo de acarinhar os seus "mais que tudo" (expressão de uma grande amiga), ultrapassaram mil e um obstáculos, venceram receios e ESTIVERAM para os seus filhos, CANTARAM (havia mesmo pássaros nas suas gargantas), FIZERAM MAGIA, "DESCOBRIRAM "as histórias que contam/ as letras dos livros" ; até a mamã que tinha "na barriga um ninho"esteve PRESENTE! Alterando um pouco o provérbio, "O (estar)PRESENTE É UMA DÁDIVA, por isso é que se chama presente!
É por tudo isto que agora, à noite, quando "descasco batatas", não me saem da mente os momentos "prendas" vividos na ternura das palavras e dos afectos partilhados entre mães e filhos neste "jardim".
Obrigado

4 comentários:

Anónimo disse...

No dia da Mãe houve uma apresentação na escola eb1/pe da pena. Os alunos leram os poemas do dia da Mãe e as Mães fizeram uma pequena apresentação, um pouco de magia... um pouco de cada coisa, mas a melhor coisa que fizeram foi na apresentacão que a Mãe da Leonor fez.Ensinou-nos a fazer uma torat de salame e deu o professor Vitor e noutro dia o professor Vitor trouxe a torta de salame e nôs comemos a torta de salame e estava bom.Este trabalho foi feito por Bruno Alexandre

Anónimo disse...

Eu gostei imenso do dia da mãe.
As mães fizeram coisas muito bonitas.Adorei o abecedário maluco que a minha mãe contou.Também gostei da história que a mãe do JOÃO Borges contou.
Adorei imenso.

Sara 3ºc

Anónimo disse...

Eu adorei a festa do dia da mãe por foi muito gira eu adorei o poema da minha mãe e a mãe minha
adoaro meu poema mas também adorei as outras coisas.


Gonçalo 3º c

Unknown disse...

Poemas com criatividade gosto disso!!!

Ana Margarida 4ºB!!!