terça-feira, 5 de maio de 2009

O Prometido é devido!

Nuno 1ºA

Pois é, tinha prometido que colocaríamos no nosso blogue os trabalhos sobre o casal de borrachos que nasceu na janela da nossa biblioteca. Temos aqui em baixo os textos e também um link para fotos.

" A Minha Reportagem


-Olá, Escola da Pena. Sou o Salvador! Vou agora falar com o repórter especial que está directo da Escola da Pena.
- Olá, Salvador! Aqui na Pena, aconteceu uma coisa extraordinária. Uma janela serviu de casa para um casal de pombos que deu origem a dois ovos e, passados quinze dias, os ovos racharam. Alguns alunos desta escola recolheram informações muito importantes


  • Os pombos para acasalarem dão bicadas e fazem uma dança pelo ar, a namorar.


  • Os pombos voam a mais de 80 km/h.


  • Há várias espécies de pombos: pombos terrestres e pombos arborícolas!



  • Os arborícolas estão em maioria na Europa e os terrestres andam mais tempo no chão."

Rafael, 4ºC






"Notícias do dia


Dois pombos acasalaram na Biblioteca dos Livros Mágicos. Os dois borrachos já nasceram, mas demoraram a chocar, cerca de 15 dias. Os pombos-comuns(espécie mais comum na Madeira) começam por namorar a bicar e a arrulhar e, depois de serem um casal, acasalam em cima um do outro. A fêmea põe os ovos e depois leva cerca de 15 dias a chocá-los. Quando os pombos são bébés dá-se-lhes o nome de " borrachos" ( tanto ao macho como à fêmea). Normalmente, os pombos comuns não abandonam o seu parceiro durante toda a vida. Os pombos comuns pertencem à família das columbidae e à ordem dos columbiformes."

Ricky, 4ºC


"Os Pombos

Os pombos são uma espécie que traz doenças, mas está tudo bem se tivermos cuidados com as suas fezes (não ter contacto). No Brasil, chamam os pombos de ratos "voadores" poruqe comem mutio lixo e existem em excesso em algumas zonas. OS pombos alimentam-se de sementes mas também de restos de comida nas zonas urbanas. Os borrachos quando têm cerca de 15 dias abandonam os seus ninhos e vão fazer a sua vida."


Maria Augusta 3ºB


" Columbidae"

Os borrachos são as crias dos pombos. Eles nascem do ovo. Normalmente a pomba põe dois ovos. Os pombos alimentam-se de sementes e depois, com o tempo, cria-se uma massa de gordura (leite de pombo) que vomitam na boca das crias. Há pessoas que coleccionam pombos e juntam-nos (cruzam) o que dá origem a pombos de formas diferentes. Os borrachos têm ainda as penas muito pequenas por isso não conseguem voar, além disso têm as patas muito grandes e um bico pequeno. As fezes dos pombos provocam muitas doenças, mais de 57 (wikipédia), algumas mortais e outras não. Diz-se que alguns pombos podem voar mais do que 100 quilómetros e reconhecem o caminho de regresso. Por isso foram usados antigamente como pombos correios, levavam e traziam mensagens.

José Miguel Pestana 3ºB

Link das fotos da família de pombos:

http://picasaweb.google.pt/bibliotecadoslivrosmagicos/BorrachosNaBibliotecaDosLivrosMagicos#

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei de conhecer mais sobre os pombos.Aprendi muitas coisas sobre estas aves.
Desde que conheci esta família fiquei muito fascinado.Passei a conhecer os seus dons,consegui saber a sua capacidade de voar 80 quilometros a hora.
Este comentario foi realizado po Rafael e Bruno A.

Anónimo disse...

Se uma estrela,
passar e passar pelo teu olhar
é aquela que eu te vou enviar.

Uma estrela tão bela,
é aquela,aquela
uma estrela que eu te vou enviar.

Se tu vires uma estrela,
não te esqueças que é todo,
o que eu te----nho de ti.

Uma estrela vermelha,
amarela ou azul digo-te que é
amarela.

Se uma estrela passar
mesmo la perto do luar,
é aquela que eu te vou enviar.

Uma estrela,enviada,
por três estrelas cadenteseeees.

Esta música é inventada por Leandra,Sara e Ricardina.Na viola temos o rafael.A nossa turma é o 4 ano do 4ºc.

Unknown disse...

Os desenhos têm muita criatividade, mas, para ser cinsera, deviam praticar melhor o jeito para a arquitetura!!!

Da Ana Margarida 4ºB

Unknown disse...

eu acho que esta historia tem muito haver com uma coisa que aconteceu na nossa escola foi que dois pombos tiveram pintos numa janela da nossa escola.